A boa, melhor, ótima notícia da contratação do ex-prefeito de New York, Rudolph Giuliani, para prestar consultoria na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro é digna de elogio e apoio. Enquanto no maravilhoso Estado do Espirito Santo o Secretário de Segurança se aventura na literatura barata escrevendo um livro que critica a polícia que ele deveria por obrigação investir e torná-la melhor, o senhor Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, investe em conhecimento, tecnologia e experiência para resolver o problema.
Lamento que essa iniciativa tenha surgido em função dos grandes eventos esportivos que o Brasil, e em especial o Rio de Janeiro, irá sediar enquanto ela deveria ter surgido pelo bem social. Mas não é inteligente nesse momento de lucidez focar no atraso da medida e sim na iniciativa da medida. O governador do Rio de Janeiro e sua equipe estão de parabéns. Não se inverte um quadro de altos índices de criminalidade e de uma estrutura de segurança pública sucateada sem determinação, inteligência, objetividade e investimento.
Investir na segurança pública é investir nas polícias, na educação, nos presídios, na justiça, no saneamento básico, na urbanização, no sistema de saúde com medidas transformadoras que proporcionem ações profundas e reformas modernas e permanentes. Antigas estruturas precisam dar lugar a novas idéias.
Que o atual sistema de segurança pública no Brasil está clamando por mudanças é fato. A sociedade, assim com o próprio sistema, não suporta mais mudanças políticas de remendo que não resolvem o problema da criminalidade e da prestação dos serviços policiais estaduais. Que o objetivo do Governo do Rio de Janeiro seja ir além dos jogos esportivos, seja fazer da capital carioca uma referência mundial de sucesso na segurança pública deixando para o passado o medo e a desordem.
Que a contratação de Rudolph Giuliani seja um investimento também para o Brasil.
03/12/2009 - 19h14
Ex-prefeito de NY vai ajudar Rio na segurança de Copa e Olimpíada
Ex-prefeito de NY vai ajudar Rio na segurança de Copa e Olimpíada
DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou na tarde desta quinta-feira que vai contratar a consultoria do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, para auxiliar o Estado em ações de segurança pública. Segundo Cabral, a contratação é válida principalmente devido aos Jogos Mundiais Militares-2011, à Copa do Mundo-2014 e aos Jogos Olímpicos-2016.
"O prefeito Giuliani já esteve conosco uma vez, quando conheceu a experiência da Polícia Pacificadora no Dona Marta. Ele tem uma equipe de profissionais que tem dado consultoria no mundo inteiro para eventos, administrações públicas ou companhias privadas, e vou contratá-lo para reforçar o nosso trabalho de segurança pública", afirmou em nota o governador.
Cabral ainda disse que uma equipe de consultores do ex-prefeito de Nova York vai manter contato com o governo para conhecer melhor a realidade do Rio. Cabral afirmou que, dentro de um mês, Giuliani deverá apresentar uma proposta de consultoria a ser contratada.
"Ele [Giuliani] é um grande especialista no assunto [de segurança pública]. Pegou Nova York com índices altíssimos de criminalidade e entregou a cidade com índices extraordinários para a população, o que o consagrou como o grande prefeito da história de Nova York", disse Cabral.
De acordo com o governador do Rio, Giuliani deverá vir de quatro a cinco vezes por ano ao Rio para acompanhar as atividades de sua equipe e dar palestras. Pelo governo do estado, ficarão responsáveis pela troca de informações e pelo acompanhamento do trabalho o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o subsecretário de Segurança, Roberto Sá.
Visita à escola de favela
Giuliani visitou no final da manhã desta quinta-feira a escola municipal Afonso Várzea, na rua Itaoca, um dos acessos ao complexo do Alemão, em Bonsucesso, zona norte do Rio.
Conhecido por implantar a polícia de Tolerância Zero, que reduziu o crime em Nova York em 57% entre 1994 e 2002, o político americano veio ao Rio para participar de um evento privado, dar palestras à Guarda Municipal e conhecer o projeto "Escolas do Amanhã", implementado em 150 escolas públicas localizadas em áreas carentes da cidade.
"O Rio tem que fazer como Nova York: focar nas pequenas ações. Os pequenos delitos devem ser reprimidos para que eles não se transformem em algo maior. Projetos como esses podem ajudar a diminuir a violência", afirmou o ex-prefeito.
De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, Giuliani quis conhecer o projeto que atende moradores do complexo do Alemão para saber como a cidade lida com as crianças carentes. Costin afirmou que o principal objetivo do projeto, que foi implantado nas 150 escolas do município, é combater a evasão escolar em áreas consideradas de risco através de aulas em período integral com oficinas de atividades culturais e esportivas.
"Essa evasão é consequência da violência que pode influenciar na maneira dos alunos enxergarem os estudos", disse.
Evasão Escolar
A Secretaria de Educação informou que as 150 escolas que receberam o projeto possuem o dobro da evasão escolar das 1.064 unidades da cidade. Segundo o órgão, a cada 100 alunos, em média 5,2 abandonam a escola por ano nas unidades localizadas em áreas consideradas de risco, enquanto 2,6 crianças e adolescentes abandonam nas outras unidades.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário