Foto: Reuters / Sérgio Moraes

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A impunidade faz do crime um artigo em promoção

Todos os dias bandidos fortemente armados e motivados enfrentam a polícia carioca no Rio de Janeiro. Vidas de cidadãos são perdidas nesse cruel confronto. Quem está errado? a polícia que reage ou o bandido que ataca? Nesse país amador chega ser absurdo como os fatos são abordados. A polícia sempre é a mais errada e não o criminoso. Não que tenhamos uma polícia exemplar nesse país, mas talvez seja tempo de rever as prioridades.

Seria culpa da polícia ter reagido a um ataque no bairro granfinado de São Conrado? Quantas vezes aqueles homens foram presos? Quantas vezes aqueles homens ficaram impunes? Será que a justiça funciona para esses bandidos (ops!! conforme os Direitos Humanos não é politicamente correto chamá-los de "bandidos", eles são "cidadãos infratores")?

A sociedade brasileira tem que escolher os caminhos que ela deve seguir no que concerne a segurança pública. Temos exemplos preocupantes quanto ao aumento da criminalidade com é o caso da Venezuela, da Colômbia e do México. Não há outro caminho senão sair do amadorismo, das soluções mágicas ou "virtuais". Há que se respeitar do Direitos Humanos sempre, há que se garantir a proteção da vida sempre e há que se construir uma polícia forte, capaz e preparada urgentemente.


Mas, e a justiça? e o Código de Processo Penal? E o alto custo da prática do crime? Vivemos em um Brasil que o crime é barato. Os custos do crime compensa o risco. E o que torna esse custo barato é a impunidade.

 André Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário