Foto: Reuters / Sérgio Moraes

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Enquanto o Rio vira praça de guerra o Ministro Guido Mantega diz que polícia ganha bem!!! É uma piada...


Edição do dia 24/11/2010
24/11/2010 21h18 - Atualizado em 24/11/2010 21h18

Ministro Guido Mantega fala sobre corte de gastos em 2011


Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, ele discutiu temas como o corte de despesas, salário mínimo e desafios para a área econômica.



Após a apresentação dos primeiros nomes do futuro governo, o ministro Guido Mantega falou com exclusividade ao repórter Heraldo Pereira, e disse que 2011 será de austeridade e corte de gastos.
Heraldo Pereira: Alguns dos maiores desafios que o ministro da Fazenda terá pela frente estão no Congresso Nacional. Há, na Câmara e no Senado, vários projetos que aumentam os gastos públicos, que aumentam as despesas. Sabemos, não é ministro Guido Mantega, que 2011 teria que ser um ano pra cortar despesas?
Guido Mantega: Exatamente. Nós estamos empenhados em preparar um programa em que nós vamos reduzir uma série de despesas, principalmente de custeio, de modo que nós possamos realinhar o orçamento, porque nos últimos dois anos nós gastamos um pouco mais. Foi ano de recuperação da crise, o Estado tinha que ter presença maior, dando maior subsídio, mais gastos. Agora, nós vamos consolidar, fazer uma consolidação fiscal.
Heraldo Pereira: Como que o senhor vai fazer com a proposta de aumento pra servidores do Judiciário, que pode implicar em aumento de gasto pra toda máquina, também de policiais?
Guido Mantega: Pois é, esse é o problema, porque, além de cortar gastos que já existem, nós ainda temos que impedir que novos gastos sejam feitos.
Heraldo Pereira: É proibido o gasto?
Guido Mantega: Não, dentro do governo não. Nós vamos reduzir, não vamos aumentar, vamos reduzir. Mas temos que evitar que estas leis, estes projetos sejam aprovados, caso contrario, não adianta nada. Diga-se de passagem, o funcionalismo está ganhando bem. Nós aumentos durante o governo Lula, várias vezes, o funcionalismo do judiciário, do legislativo, do executivo. Então é o momento de dar uma parada: no ano de 2011, nós não estamos prevendo aumento pro funcionalismo.
Heraldo Pereira: Salário mínimo, qual é o valor?
Guido Mantega: Salário mínimo, o valor é R$ 540. Não dá para subir mais, porque senão aumenta os gastos da Previdência.
Heraldo Pereira: Qual vai ser o maior desafio da área econômica no próximo ano?
Guido Mantega: O maior desafio é manter este crescimento sustentável que nós conquistamos nos últimos anos. Então, na situação mundial, eu diria que é o maior desafio que temos para enfrentar.
Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário