Foto: Reuters / Sérgio Moraes

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Polícia Comunitária ou Interativa


Reflexão Sobre os Benefícios da Polícia Comunitária

Ivenio Hermes Junior - Rio de Janeiro(RJ) - 07/12/2010
O pensamento policial atual não deve mais divergir dessa modalidade de policiamento. Seus inúmeros benefícios incluem a própria filosofia estar em comunhão ou estar próximo de alguém.

Essa assim chamada estratégia de policiamento, envolve a aproximação, o envolvimento e o comprometimento das instituições de segurança pública com a própria comunidade que demanda esse benefício, juntando suas forças para a preservação da vida, do patrimônio das pessoas e da ordem pública em geral.

Uma aproximação deste calibre, abre as portas do entendimento social e uma compreensão mais ampla do conceito de cidadania, gerando uma ligação entre o cidadão comum e o cidadão policial, uma ligação de mútua confiança que alicerça o comprometimento de ambas as partes.

Assim sendo, toda a sociedade é beneficiada pois seu envolvimento é geral e determina grandes possibilidades de sucesso. A inteligência policial e a polícia ostensiva, trabalham juntas com a comunidade para ações proativas de policiamento e da mesma forma de ações operacionais, planejadas a partir de informes gerados pelo próprio envolvimento social que o conceito de polícia comunitária aplica.

Além dessa característica que poderíamos chamar de subjetiva, temos os benefícios da transparência da atividade policial, nas ações proativas e nas ações preventivas, na reeducação da comunidade e do policial, na integração entre os componentes da segurança pública em gestões integradas e coativas em prol de proteger e servir para empreender esforços de todos no combate ao crime.
 
REFERÊNCIAS INTERESSANTES:
TORRES, Douglas Dias. “Polícia Comunitária e a prevenção e investigação criminal.” Disponível em http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/536/Policia-Comunitaria-e-a-prevencao-e-investigacao-criminal Último acesso em 07, dez, 2010

Site da “Polícia Comunitária” disponível em http://www.policiacomunitaria.com.br/ Último acesso em 07, dez, 2010

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário