Foto: Reuters / Sérgio Moraes

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Debate - Até que pondo a segurança deve ser implementada sem que o direito à privacidade não sofra violação? deve se rever a segurança ou o direito?


"Um grupo americano de defesa das liberdades civis afirmou nesta segunda-feira que os scanners corporais testados nos Estados Unidos, podem armazenar e transmitir dados. Essas máquinas têm causado polêmica no país e na Europa por serem consideradas ameaça ao direito à privacidade, e o principal argumento do Departamento de Segurança Nacional dos EUA em seu favor é justamente o fato de as imagens produzidas serem descartáveis."


"Pesquisa publicada hoje pelo jornal "USA Today" afirma que 78% dos americanos são a favor do uso dos scanners corporais."



"Conforme a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, somente neste ano, 300 novos scanners corporais serão instalados nos EUA. "



"Eles [os scanners] não funcionam, não detectam explosivos", afirma Kate Hanni, presidente da FlyersRights.org, organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos de viajantes e conta com 27 mil associados, segundo ela. "Os scanners não detectam explosivos escondidos em uma cavidade, em um absorvente feminino, em uma fralda."


Hanni afirma que os scanners são parte de um "teatro da segurança" que pretende fazer com que os americanos se sintam mais seguros, ainda que não estejam. Ela defende que, ao invés de comprar maquinário, o governo deveria investir no treinamento de cães farejadores, "mais sensíveis, muito melhores do que os scanners".


"A primeira pergunta que as autoridades deveriam fazer é se esses equipamentos funcionam. Tanto os scanners de raio-X quanto os de ondas milimétricas em teste foram fabricados para detectar materiais densos, e não em líquido ou em pó", concorda a diretora do Epic. "Gastar dinheiro nessa tecnologia de vigilância que fere a dignidade do cidadão e que, o que é pior, é facilmente superada não é uma decisão inteligente", completa.


"Eles deveriam pegar os terroristas antes de chegarem às filas de embarque", diz Hanni, da FlyersRights.com. Ela defende que os EUA reforcem a sua capacidade de listar suspeitos de ligação com o terrorismo --não por nacionalidade, mas por investigação-- e verifiquem suas credenciais no momento da compra da passagem --e não só no check-in.


Matéria na íntegra: Folha

Certa vez presenciei um cidadão no centro de Belo Horizonte acionar a polícia por que ele queria que os seus registros que foram gravados no sistema de segurança fosse apagados após ele deixar edifício. O cidadão se submeteu a uma identificação permitindo que sua identidade fosse digitalizada pelo porteiro do edifício comercial, na saída ele exigiu que os seus dados fossem apagados. Segundo ele, não haveria garantia alguma de que seus dados não poderiam ser utilizados para fins criminosos.
Diante de ameaças tão reais e potencialmente destrutivas como os atentados terroristas quando se concretizam, até que pondo a segurança deve ser implementada sem que o direito à privacidade não sofra violação? deve se rever a segurança ou o direito à privacidade?
Uma boa questão para um bom debate.
André Silva

Um comentário:

  1. Uma coisa é certa: há muito mais interesse por trás dos novos métodos ou sistemas de segurança do que a segurança pública em si...

    ResponderExcluir