Foto: Reuters / Sérgio Moraes

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comentário de André Silva: Quando um Coronel da PM fala que a PM é uma "MERDA", está na hora de apagar a luz de vez...

Infelizmente somos obrigados a encarar esse tipo de situação em nosso cotidiano onde um coronel de polícia denigre a instituição, ameaça prender subordinados e desrespeita a sociedade abusando do seu poder para liberar um amigo advogado em uma abordagem policial. Vivemos em um país que não respeita o ser humano e nem a vida como um todo. Um país com mania de grandeza e com pobreza de espírito. Um país com necessidade de afirmação e que vive a dura realidade da hipocrisia. Quando um Coronel da Polícia Militar diz que a polícia é uma "merda" e que soldados são"fora do normal" e "leão em cima da carne" ele está dizendo para a sociedade que ele tem obrigação de oferecer proteção que ele, enquanto possuidor da patente de coronel, não pode fazer nada melhor. 

Um oficial de polícia militar está incubido de administrar e gerir a instituição, ou seja, está a frente da corporação  como gestor público, líder e comandante. Cabe aos praças (soldados, cabos e sargentos) a nobre função operacional de realmente "fazer o serviço de polícia" nas ruas em contato com a sociedade. A arrogância, despreparo e desrespeito ao ser humano que demonstra esse coronel Júlio Cézar na reportagem do jornal GazetaOnLine ( Link da matéria ) fez com que ele esquecesse que se a polícia é uma "merda", conforme ele disse, e se os seus subordinados soldados são "fora do normal", ele é um dos príncipais responsáveis por isso.

Certamente a reflexão ainda não tenha sido um exercício que o coronel tenha se ocupado após a sua vergonhosa fala na central de operações do 190. Sendo assim, para fins de reflexão social, vale esclarecer que a formação policial é realizada dentro da instituição policial. Se esse servidor social diz de forma generalista que todo soldado, que ele de alguma forma contribui para a formação(faz parte da função do oficial formar soldados), é igual a "leão em cima da carne", ele estaria assumindo sua incapacidade de formar bons policiais para prestar bons serviços à sociedade.

Acontecimentos como esse somente reforçam a necessidade de se rever o sistema de segurança pública nacional e estadual e promover uma reforma no sistema policial iniciando pelo plano de carreira e formação profissional. Infelizmente servidores como esse envergonham os bons policiais. Parabéns ao Cmt Geral que não se omitiu e agiu com profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário