Foto: Reuters / Sérgio Moraes

terça-feira, 11 de maio de 2010

Sugestão de leitura: Estados Fracassados de Noam Chomsky




Promessas de um velho mundo

Reconhecido em âmbito internacional, Chomsky ataca a política de governo dos EUA e avalia a "eficiência" das instituições democráticas do país. Depois de publicar obras de repercussão mundial sobre atentados terroristas, neoliberalismo, ordem global, entre outros temas de relevo, o linguista e crítico Noam Chomsky apresenta um panorama da política econômica americana e sobre a postura dos Estados Unidos perante o cenário internacional.

Apontado recentemente pela influente revista Prospect/Foreign Policy como o intelectual mais importante do mundo e com a chancela da New Yorker, que afirmou ser possível que "daqui a cem anos a interpretação de Chomsky se torne um clássico da historiografia", em Estados fracassados Noam Chomsky denuncia as promessas democráticas vazias que acompanham as ações dos EUA dentro e fora do país.

Mais que a continuação do aclamado bestseller internacional O império americano, Chomsky classifica os Estados Unidos como um Estado fracassado, tornando-se uma ameaça crescente tanto para seus habitantes quanto para a população mundial.

Segundo Chomsky, os Estados fracassados não têm capacidade de dar segurança aos seus cidadãos e se posicionam fora do alcance das leis e normas nacionais e estrangeiras. Paradoxalmente, esses Estados - ditos democráticos - padecem de "déficits de democracia" que esvaziam suas instituições democráticas de conteúdo.

Características do livro:
Título: Estados Fracassados
Subtítulo: Abuso do Poder e o Ataque à Democracia, O
Autor: Noam Chomsky
Editora: Bertrand Brasil
Assunto: Ciencias Sociais
Edição: 1
Número de Páginas: 350

Fonte: www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2704501

Nenhum comentário:

Postar um comentário