Foto: Reuters / Sérgio Moraes

sábado, 28 de novembro de 2009

O que você tem feito para ajudar na sua segurança?

Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, assim diz a Constituição Federal de 1988. Vamos conversar um pouco sobre a parte que diz: responsabilidade de todos. Depois do ataque terrorista de 11 de setembro em Nova Iorque, o mundo ocidental descobriu que não estava seguro. O Governo americano iniciou a campanha de guerra no Afeganistão e no Iraque e a insegurança mundial no ocidente se tornou real, trágico, e visível nos estragos causados pelos atentados que vitimaram inocentes também na Europa.


Nesses poderosos países, hábitos e procedimentos foram alterados e revistos visando garantir a segurança e a paz. Todos entenderam que a segurança de cada um dependia da consciência de que todos deveriam contribuir. No Brasil não tem sido diferente. A nossa ameaça aqui não são terroristas e sim o terror das drogas, dos assaltos, da intolerância no trânsito, das violências familiares, dos sequestros e dos homicídios.


E o que nós temos feito individualmente para promovermos a paz, a segurança, a harmonia e o desenvolvimento social? A nossa responsabilidade enquanto indivíduos é, além de cobrar com seriedade das nossas autoridades, agir com consciência cidadã. Ser uma cidadão consciente é respeitar as regras de trânsito sabendo evitar o conflito, é tomar os cuidados necessários quanto à sua segurança pessoal ao andar pelas ruas, é garantir a segurança interna de seus lares, é comunicar à autoridades policiais os problemas que estão ocorrendo no seu bairro ou cidade e discutir soluções, é pensar junto com os administradores públicos e não contra, é respeitar os direitos das crianças, dos idosos, é investir no sentimento da coletividade entendendo que o individualismo e a indiferença desagrega forças e deixa a comunidade vulnerável à ações de criminosos.


Ter consciência cidadã é entender que viver em comunidade é compartilhar e preservar o que é de todos. A segurança, o meio ambiente, a energia, o patrimônio público são de todos os cidadão e em especial da geração futura. O mundo mudou após os atentados às Torres Gêmeas e o Brasil tem mudado dia-a-dia em face aos problemas internos de segurança, o mundo não se comporta como antes e nós também não podemos nos comportar.


André Silva
Jornalista e Especialista em Criminalidade e Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário