Foto: Reuters / Sérgio Moraes

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto de um cidadão. A sociedade está vendo que o sistema policial atual faliu...

Polícia: Mas afinal, para quê mais de uma?
16 novembro 2009

No Brasil existem 3 diferentes polícias: polícia civil, polícia militar e polícia federal e o sistema federalista adotado no Brasil justifica a existência da polícia federal para os crimes interestaduais e para aqueles que envolvam os interesses e bens da União entretanto, a divisão entre polícia civil e militar não encontra qualquer motivo satisfatório que justifique a separação.

Tentam vender a idéia da separação na explicação de que a polícia militar tem a atribuição de prevenir e reprimir a atividade criminosa, e que a polícia civil teria a atribuição de investigar os crimes já praticados. Ou seja, uma atuaria antes do crime e a outra posteriormente a este. Mas porque uma só polícia não pode fazer as três coisas, como acontece em todos os demais países do Mundo.

Ambas as polícias possuem academias diferentes, cargos diferentes e estruturas diferentes, o que causa uma enorme e desnecessária despesa que seria menor e melhor aproveitada com a unificação delas. O próprio salário e a preparação dos policiais seriam melhores com a existência de apenas uma polícia.

Com a unificação a polícia seguiria como braço armado do judiciário na função investigativa e, também atuaria na prevenção de crimes, mas seria o fim da militarização e hierarquização.

É lógico que essa unificação passa por questões políticas e legais que tem que ser tratadas desde o âmbito constitucional até uma discussão com os próprios policiais, mas o país não resolverá a questão da criminalidade enquanto essa divisão se perpetuar.

Fonte: http://www.dzai.com.br/luislopes/blog/circulabh

Nenhum comentário:

Postar um comentário