Foto: Reuters / Sérgio Moraes

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Colhendo os frutos da prevenção...

Território da Paz aumenta sensação de segurança em São Pedro
22/09/2009 - 19h16 (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas com 400 moradores da grande São Pedro, em Vitória, revela que 56,73% dos entrevistados passaram a se sentir mais seguros depois da implantação dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Apesar da sensação de segurança, a população ainda sente falta de uma maior presença policial na região.
Um morador de São Pedro I, que pediu para não ser identificado, contou que quem anda pela avenida principal que corta a grande São Pedro até vê a polícia circulando, mas ressalta que dentro do bairro é raro avistar uma viatura.
"Infelizmente no momento a sensação de segurança não é totalmente satisfatória. Ainda falta a presença da polícia no interior do bairro e não só na avenida principal. São Pedro é muito grande. É raro ver carros de polícia nas ruas pequenas que ficam dentro do bairro. E é nessa área que tudo acontece", destacou.
A atendente Samira Caroline Almeida contou que já sentiu muito medo de sair de casa, principalmente à noite. Ela trabalha na avenida principal do bairro e conta que já se sentiu bastante insegura. Atualmente, revela a atendente, a situação é menos pior. "Eu me preocupo muito e sempre procuro estar atenta na rua. Graças a Deus nunca fui vítima de nenhuma violência no bairro. Já tive muito medo, hoje não tenho tanto. Mas ainda conheço pessoas que sentem muito medo".
Policiamento será reforçado
O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, major Jailson Miranda, destacou que os programas de prevenção primária e policiamento comunitário têm trazido uma sensação de segurança. Mas ainda não está dentro do que o comando geral almeja. Hoje, cerca de 18 policiais fazem a ronda diariamente na Grande São Pedro, seguindo os horários do mapa da violência. A meta da polícia é de aumentar esse efetivo.
"O processo está andando. Não vou dizer que estamos com um território praticamente comunitarizado. Estamos reestruturando as bases comunitárias, os diálogos e a cooperação do público com a polícia. Hoje nós temos 60 policiais atuando em escalas em São Pedro e temos uma meta de aumentar o efetivo com mais 25 policiais em breve.
Cultura do medo
A coordenadora do Pronasci no Estado, Rafaela Cavalcanti, destaca que sentir segurança não quer dizer que a população não tem medo. Todavia, ter essa sensação é uma prova, segundo ela, que os programas de cidadania estão sendo motivadores para essas pessoas.
"A sensação de segurança é totalmente diferente da violência de fato. Como vivemos em uma sociedade da cultura do medo e da violência, há uma tendência muito grande de que as pessoas vão resolver seus conflitos através da violência. Os projetos do Pronasci não são imediatistas, não conseguiremos acabar com a violência de uma hora para outra. O nosso trabalho é construir a cidadania e oferecer a essas pessoas alternativas de que é possível mudar", disse Rafaela.
As atividades do Pronasci estão presentes em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, e Viana. Em Vitória, local onde foi realizada a pesquisa, o projeto Protejo, considerado carro chefe do programa, forma a primeira turma no próximo mês. A proposta é inserir o jovem em atividades sociais e no mercado de trabalho.
Fonte: Gazeta On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário