Foto: Reuters / Sérgio Moraes

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Comentário por André Silva: Sobre o ataque aos policiais da Bahia

Depois da polícia do Estado de São Paulo sofrer baixas, agora foi a polícia do Estado da Bahia que está sob os ataques de criminosos. Ataques a policiais em serviço, ordens possivelmente dadas de criminosos presos em penintenciárias e ônibus queimados são mais do que ataques, são frutos da impunidade e da ineficiência do Estado em punir e se fazer respeitado.
Não é de se estranhar que a ousadia desses criminosos, mais uma vez, chegasse ao ponto de repetir essa tragédia. Se o Estado e seus governantes estivessem agido eficientemente em resposta os ataques à policiais em São Paulo, essa nova agressão talvez pudesse ter sido evitada na Bahia.
Se o Estado agisse com eficiência no combate e controle da criminalidade, se as leis realmente fossem respeitadas e punissem quem as desrespeitassem, crianças não seriam arrastadas em carros pelo asfalto, policiais despreparados e sem condições dignas de trabalharem e viverem não cometeria erros letais, o índice de homicídio não estaria aumentando entre os jovens brasileiros.
Quando bandidos administram seus negócios ilegais de dentro das cadeias por meio da corrupção, como é costumeiramente veiculado pela mídia, queimam ônibus aterrorizando e fazendo a sociedade refém do medo e da insegurança e atacam a força policial é necessário questionar quem possui o controle da situação. Se é o poder público, porque então essa quadro ainda faz parte da realidade brasileira? Se é o comando do crime, aonde está a fraqueza do Estado?
Por André Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário