Foto: Reuters / Sérgio Moraes

sábado, 19 de setembro de 2009

Operação militar ou policiamento comunitário?

Um mês de ocupação sem homicídios e sem confrontos armados
18/09/2009 - 13h04 (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Em um mês de ocupação em 36 bairros considerados mais violentos na Grande Vitória, a Polícia Militar não registrou homicídios e nem confrontos armados. Em toda região metropolitana houve uma redução de 35 assassinatos em comparação com o mês anterior. Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerch os números apontam que o trabalho da polícia está no caminho certo.
Os dados mostram que entre 18 de julho a 18 de agosto foram registrados 128 assassinatos na Grande Vitória. De 18 de agosto a 17 de setembro, foram 93 execuções. Uma grande quantidade de drogas também foi apreendida. Foram 20 kg de maconha e mil buchas da mesma droga; mil papelotes de cocaína e mais de 3,7 mil pedras de crack. Além disso, 98 armas de fogo foram apreendidas.
"A ocupação estratégica veio para aumentar a presença policial na rua. Nos locais em que ocupamos não houve homicídios e nem confrontos armados. Nós tivemos na Grande Vitória uma redução nominal de 35 homicídios, se comparado ao mesmo período do mês anterior. É um número considerável, mas não de se comemorar pois ainda ocorreram mortes. A PM vai continuar intensificando a presença nas ruas e nos locais onde ocupamos iremos flexibilizar os cercos chegando a outros pontos estratégicos", disse o comandante.
"Somente o número de abordagens que a polícia tem feito por meio da Ocupação demonstra que os militares entenderam a dinâmica da ação e estão trabalhando de forma pró-ativa - o que resulta, cada vez mais, na melhoria da segurança da população", disse.
Nos 36 pontos distribuídos na Grande Vitória, foram abordadas 14.752 pessoas e 19.617 veículos; detidas 51 pessoas (principalmente por posse ilegal de arma e tráfico de entorpecentes); apreendidas 48 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 220 veículos, além de confeccionados 497 autos de infração.
O comandante destacou que muitas dos detidos estavam em liberdade por força de alvarás de soltura. Uma das prisões destacadas pela polícia foi a do traficante, conhecido como Jeffinho, que controlava o morro do Jaburu, em Vitória.
Nesse primeiro mês, semanalmente, todos os pontos ocupados na Grande Vitória foram vistoriados pessoalmente pelo coronel Emmerich. "Essa é uma forma de proporcionar uma aproximação com os militares que estão atuando nesses pontos, além de identificar as necessidades e melhorias locais", destaca.
De acordo com o comandante do Rotam (Ronda Ostensiva Tático Motorizada), coronel Renato Luiz, Jeffinho era procurado pela polícia. Ele foi detido no bairro 1º de Maio, em Vila Velha, que também está ocupado. De acordo com as investigações, Jeffinho teria fugido do Jaburu após a ocupação policial do morro.
Fonte: Gazeta On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário